Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

OS ESTADOS UNIDOS POR UM ESTADUNIDENSE


O menos territorial dos
impérios históricos, o
americano, se impôs ao
mundo pela ideologia e pela
penetração quase universal
de sua cultura. Como o
antiamericanismo refletirá
agora essa luta de corações
e mentes?


O antiamericanismo é o radicalismo dos tolos

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fernando de Aragão e Isabel de Castela


A união de Fernando de Aragão e Isabel de Castela garantiu a formação do Estado Espanhol.
Em 1469, a presença muçulmana estava restrita ao Reino Mouro de Granada. Nesse mesmo ano, os territórios do Reino de Castela e Aragão foram unificados graças ao casamento entre os monarcas cristãos Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Depois disso, novos exércitos foram responsáveis por expulsar os muçulmanos definitivamente com a tomada de Granada, no ano de 1492. A partir de então, esse reino passou a fortalecer-se com franco incentivo ao comércio marítimo.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

NOVO VESTIBULAR!


O vestibular mudou .... e mudou para melhor.
O nível das provas de história melhorou muito nos últimos anos. Os vestibulares não se preocupam mais com datas e fatos, nem com o nome dos "grandes personagens". Não basta conhecer os momentos "mais importantes" do passado.
Agora você tem que pensar a História, comparar as histórias, analisar a história, escrever a história, relacionar presente / passado.....
....está preparado?

Maria Gadú leva seu Shimbalaiê a Maracaípe


Da última vez em que veio cantar em Pernambuco, Maria Gadú fez uma participação discreta na festa do Guaiamum Treloso. Neste sábado, a paulistana de 23 anos volta como atração principal no Bar do Marcão, na praia de Maracaípe. É uma boa oportunidade para conferir o show completo da artista - que toca violão e é acompanhada por cinco músicos.
A entrada é gratuita.

Blaze Bayley em Recife


Em uma agenda que passa por destinos pouco tradicionais para artistas estrangeiros que visitam o Brasil, Blaze toca em Manaus no dia 3 de abril. No dia 4, faz show em Rio Branco. Depois, no dia 8, é a vez de São Paulo. Após uma parada para dois shows no Chile e um no Peru, Blaze volta ao Brasil e se apresenta no Recife no dia 16 de abril. No dia seguinte, Palmas recebe o cantor. Aracaju, no dia 18, é a última parada da parte brasileira da turnê de Promise and terror.

Virou moda! Ataque de avião no Texas


Austin - Um prédio de sete andares, onde funcionavam escritórios do Internal Revenue Service (IRS), a receita federal norte-americana, foi atingido na manhã de ontem por um pequeno avião pilotado pelo engenheiro de software Joseph Adrew Stack, de 53 anos, que antes de morrer incendiou a própria casa e deixou uma carta de seis páginas criticando o ex-presidente George W. Bush e os setores financeiro e empresarial dos Estados Unidos.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Show recomendado!

Rua de 1.500 anos descoberta em Jerusalém


Uma rua de 1.500 anos, utilizada por peregrinos cristãos, foi descoberta na cidade velha de Jerusalém, anunciaram nesta quarta-feira arqueólogos israelelense.

Um pequeno vão da rua, que aparece em um mapa em mosaico da Terra Santa da época bizantina, foi descoberto em escavações próximo à porta de Jafa.

"Depois de tirar uma série de camadas arqueológicas a uma profundidade de 4,5 metros abaixo do nível da rua atual, descobrimos pedras utilizadas para pavimentar a rua", explicou o diretor da escavação, Ofer Sion.

A rua descoberta figura no mapa de Madaba, um mosaico que se encontra no interior da igreja bizantina de São Jorge, na pequena localidade de Madaba.

O mapa da cidade é o mais antigo da Terra Santa, explicou Ofer Sion.

As escavações, que devem durar mais algumas semanas, encontraram ainda os vestígios de um edifício construído posteriormente, vasilhas, moedas e peças de bronze.

Da AFP paris

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Alcides do Nascimento Lins - UMA GRANDE PERDA


Aparentemente não sendo da nossa conta, certas histórias nos comovem e a gente sente e entende a dor de quem as vivencia.
A história do garoto pobre, filho de uma catadora de lixo, que quebrou barreiras e transpôs os obstáculos do problema social: Primeiro lugar no curso de Biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco.
Esse rapaz era o exemplo vivo de que se podem mudar as condições que nos são oferecidas pela vida.
Independente das adversidades apresentadas, se não somos apenas um número na imensa multidão, nós fazemos a diferença.
Milhões e milhões de pessoas habitam esse mundo. Infelizmente ou felizmente, em sua maioria seguem uma rotina geral. Nascem, crescem e morrem nos ambientes que lhes foram destinados. Cumprem os seus destinos de cidadão, obedecendo as leis e os princípios básicos de uma boa convivência em família, comunidade, estado, país e mundo. Não se rebelam e nem tentam mudar qualquer imposição do Sistema, mesmo que lhes pareçam inadequadas ou injustas.
Nesses milhões, infelizmente ou felizmente, existem aqueles que não aceitam seguirem uma rotina geral. Eles não são apenas mais um número. Observam, pensam, questionam e procuram um jeito de transformar ou modificar o que consideram inadequado ou injusto. Se precisarem infringir as leis e ir contra o Sistema para fazerem valer as suas convicções, certamente não hesitarão um segundo sequer. São pessoas que não se mecanizam junto com o Sistema e fazem a diferença.
Alcides do Nascimento Lins mostrou claramente ser diferente. Poderia seguir sua vida normalmente e não buscar outros caminhos.
Pelas condições desfavoráveis apresentadas em sua humilde vida, terminaria com sacrifício o ensino médio e arranjaria um emprego conivente com o seu status social. Isso se ele não fosse diferente! Contra tudo ele lutou (imagine um negro e pobre em nossa sociedade que mascara o preconceito!) e estava mostrando que não seria mais um número em sua comunidade.
Tragicamente, em uma dessas tantas fatalidades que acontecem, teve a vida ceifada de maneira estúpida e covarde por assassinos. Assassinos que, infelizmente, são também mais um número nos milhares de números que existem na criminalidade.
Para a polícia, o mataram por engano e no lugar de outro. Logo ele, que não um era outro, era diferente.
No ano de sua formatura não ganha diploma e nem anel, somente um caixão e uma fria sepultura.
Eu não saberia afirmar se essa tragédia teria sido evitada se ele fosse mais um número nessa imensa multidão. É algo que eu não sei dizer.
O que posso afirmar é que se ele fosse comum eu não ficaria conhecendo a sua história e não estaria escrevendo essa crônica sentindo um aperto em meu coração.
Alcides do Nascimento Lins morreu tragicamente aos vinte e dois anos de idade, mas enquanto vivia foi uma luz de esperança a iluminar os caminhos dos cidadãos comuns de sua comunidade. Esse rapaz fez a diferença onde morou e é por isso que eu presto-lhe essa simples homenagem, porém sincera de coração e de alma.
Nesse texto dou meus pêsames aos familiares do jovem barbaramente assassinado e muito triste confesso que me emocionei demais com a história dessa luz chamada Alcides do Nascimento Lins.
Uma grande perda.